Porque eu tenho quase certeza que o serviço de internet móvel no Brasil vai piorar

Olá a todos, como vão?

Este assunto é totalmente offtopic do que costumo falar, não se assuste ok? Talvez isso se repita mais vezes, vai depender bastante do meu humor para escrever sobre tal.

O Brasil é uma terra abençoada que Satanás age livremente. Inacreditável que os serviços e produtos aqui tem o costume de serem o(s) pior(es) do mundo em vários aspectos e temos que nos acostumar a viver com isso e aguardar melhorias lentas e não significativas.

Recentemente saiu na mídia que as TELES vão acabar com os planos “ilimitados” que de ilimitados não tem nada. Isso ocorrendo ao invés de sua internet ficar lenta – que redundância – ela será cortada. O Google já permite no EUA e no Canadá fazer ligações de graça para celular e fixo e recentemente saiu a notícia que o Whatsapp vai fazer o mesmo só que em 2015.

O legal é que esses países tem uma boa/ótima infraestrutura de cobertura de celular e nas principais cidades você pode usar internet de graça em vários lugares, em “interior” a cobertura é boa porém não existe tanta opção grátis mas a cobertura é excelente. Sabemos que o Brasil ainda vive uma era 3G mal planejada e distribuída e mesmo assim oferece 4G em apenas alguns lugares de algumas cidades do país sendo que em muitos cantos do país muitas pessoas acessam internet discada e/ou utilizam 2G. E acreditem, existem lugares sem internet no país.

Vale ressaltar que existe um projeto em vigor de Banda Larga Popular no Brasil e que a atual presidente do país prometeu que iria expandir ainda mais. A banda larga de popular não tem nada, o governo tem que aceitar a distribuição de acordo como a Tele deseja sendo o preço o único embate que existe entre a Tele e o governo. Estamos de olho nesta promessa e cobranças e monitoramos serão feitos sobre sua implementação.

Com o aumento da utilização de aplicativos/serviços de troca de mensagem/aúdio e um leve barateamento em smartphones muitas pessoas passaram ter o celular como principal meio de comunicação deixando de lado o antigo costume de terem de usar um computador para se comunicar com as pessoas. Serviços como Skype, Viber, Whatsapp fizeram com que as pessoas utilizassem mais os serviços de internet móvel das operadoras no país mesmo a infraestrutura não sendo boa e as Teles deixando muito a desejar tanto na cobertura como no serviço prestado de internet e sinal.

A Anatel, órgão regulamentador desta bagunça, pouco cobra melhorias e investimentos das Teles deixando para elas decidirem quando e quanto investir para melhorarem o serviço prestado. Muito se acreditava que a coisa iria melhorar por conta da Copa e Olimpíadas, porém vimos que o prometido não foi e muito difícil será entregue pelo simples fato de não ter dado tempo e/ou a estrutura dos estádios não permitiam a implementação das antenas. As aplicações Web que oferecem troca de mensagem e voz estão de graça ou caminhando para isso e o desuso de ligações está cada vez maior implicando cada vez mais um aumento na utilização de internet móvel no país.

Faz quanto tempo que você usou um Orelhão público para fazer uma ligação, isso se você já usou algum dia. Quanto tempo que usa o telefone fixo de sua residência? Quando pensa em falar com uma pessoa você liga ou manda uma mensagem de texto usando sua internet móvel?

Certamente irá aumentar mais ainda os usuários que utilizem internet móvel por conta do preço e da praticidade que o celular disponibiliza e com a atual infraestrutura a rede não irá aguentar e a culpa será da alta demanda. E as melhoras vão vim? Certamente sim, a passos de tartaruga com repasse ao consumidor que sempre tem que bancar os custos de melhoria das Teles.

Vamos aguardar os novos capítulos dessa jornada.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s